Diante deste cenário, o conceito de Envelhecimento Saudável se ampara na premissa de que uma expectativa de vida ATIVA só pode ser atingida mediante a prevenção primária e secundária de doenças potencialmente fatais e doenças crônicas associadas a incapacidades, com especial atenção à manutenção da qualidade de vida na longevidade.

É preciso compreender, no entanto, que o processo de envelhecimento é individual e possui inúmeras variáveis, não podendo ser generalizado e abordado em um estratégia única para todos. Cada pessoa possui seus próprios fatores risco para desenvolvimento de doenças e incapacidades, e principalmente, cada um possui seus próprios conceitos de qualidade de vida e prioridades que devem ser discutidos e considerados para que uma estratégia de envelhecimento saudável seja estabelecida.

Desta forma, a Geriatria Preventiva imprime uma abordagem atual que coloca a construção de uma relação médico-paciente como o eixo central e fio condutor da promoção do envelhecimento saudável. Mediante o estabelecimento dos principais alvos a serem atingidos no processo de envelhecimento, estabelece-se uma estratégia de prevenção de doenças com o rastreamento e tratamento individualizado e consciente de doenças como o câncer de mama e a osteoporose, por exemplo, o tratamento adequado de eventuais doenças agudas,  a implementação e manutenção de hábitos saudáveis coerentes ao estilo de vida de cada paciente, a revisão contínua da prescrição de medicamentos a fim de reduzir os efeitos adversos e as interações medicamentosas.

O médico geriatra que atua na medicina preventiva, além de auxiliar no processo de envelhecimento, tem a oportunidade de introduzir um tópico de suma importância e muito negligenciado em nosso meio – a morte. Quando ainda distante da realidade do paciente, o tema pode ser abordado de forma mais leve e considerado com seriedade de modo a construírem juntos – médico e paciente – o conceito de boa morte e permitir ao profissional conhecer os desejos do paciente  e antecipar possíveis questões sobre o tratamento e conduta.